O Bardamé!

Hélas! Eis a pérola da blogosfera! Passe a imodéstia q é mta! Inspirado obviamente na melhor tradição blogueira, td blogs mui sérios e elevados, o BARDAMÉ!, parte da ideia de q "pisar merda dá sorte", e tem como único desiderato o de cagar em cima de normas de fabrico, padrões de qualidade, exigências de bom gosto, etc e tal, para publicar textos carregados de boutades e mts dislates. Peças de escritores são admitidas, m só se forem boas. Assim é o BARDAMÉ. Bardamé pra isto td!

Thursday, July 21, 2005

Comentário ao (excelente) comentário de Sua Ex.ª o Cônsul Mendonça

Aparentemente, e desde que se assinalaram os 100 dias de desgovernação do Partido Socialista, comemorados no Forte de S. Julião da Barra, antiga residência de Paulo Portas, tão criticada pela então bancada socialista da oposição – Portugal parece estar rico!
Até o vento quis participar nas palavras do Ministro da Economia que, socialista que é, promete mundos e fundos, Ota, TGV – para o combate aos incêndios, népias! – e restantes acessibilidades são-nos prometidas como sinal que nos roubam por uma nobre causa (o caro Cônsul já diversas vezes me comunicou que, juridicamente, roubar é uma coisa e furtar é outra, mas entenda que o Direito não é a minha especialidade, e perdoe-me esta gaffe assim como somos obrigados a perdoar as cometidas pela nossa classe política).
Com um IVA inflacionado em 2% para 21%, socialisticamente (não socialmente), tudo vai correr bem e Portugal vai sair da crise que se arrasta com o governo de José Sócrates & Cia. Aliás, basta ler os preâmbulos às novas Resoluções do Conselho de Ministros, conducentes a lágrimas com tanta boa vontade e empenho que o Governo tem, e com tanto amor a Portugal, que até mais parece a era Santanista.
Acabada a inconcebível Quinta das Celebridades, palavras como “ambiente” e “desenvolvimento sustentável” começam a estar na moda e teremos a certeza dessa ocorrência quando por este país fora se ouvir falar em tais termos, ainda que ninguém se digne explicar à generalidade da população da necessidade de preocupações ambientais, e verdadeiramente o que se entende por desenvolvimento sustentável.
Com estranheza também ouvi nas notícias sobre uma hipotética central nuclear em Portugal, em ponderação por parte do Governo. Como o meu amigo frisou, e muito bem, a incúria é subjacente ao nosso país: veja-se a quantidade de lapsos, gaffes e gralhas que avassalam a nossa classe política, o que se torna em prova irrefutável de governação socialista. Ou já se esqueceram, entre inúmeras, das profundas consternações de Guterres, dos orçamentos rectificativos de Pina Moura, do Ministério da Igualdade, criado sem qualquer lei orgânica para a sorridente Maria de Belém, das inúmeras comissões nomeadas por Guterres que nada fizeram e que eram jobs for the boys encapotadas? De facto, o povo tem mesmo memória curta e deu-lhes uma maioria absoluta, entenda-se carta branca.
Voltando à central, e na eventualidade da ocorrência de problemas associados, a culpa será provavelmente do pobre porteiro que, não conseguiu interpretar informação de elevado carácter técnico, manifestada em inúmeros painéis luminosos, e que passou subitamente ser da sua obrigação saber que estava perante um sinal de perigo. Ainda nos vêm falar em segurança, eficiência técnica e filtros especializados, quando toda a gente sabe a corrupção que paira no nosso país, incluindo esses sectores. Quantas vezes não frequentamos cafés impestados de fumo e com a ventilação desligada para poupar meia-dúzia de euros? Agora, multipliquemos isso pela fiscalização do Estado!...
Outra questão subjacente é a da localização dessa central, em segredo de Estado, mas já se fala no Douro: valha-nos a comunicação social para desvendar segredos. Repare que este tema poderá ser caro, pois nem o nosso Primeiro, nem o seu inseparável Silva Pereira, se pronunciaram sobre os locais da co-incineração face às autárquicas de Outubro, onde o tema é altamente inconveniente – só espero que a oposição tenha tomates e capacidade suficiente para fazer disso cavalo de batalha – e os socialistas até chiam só de pensar na derrota a que o seu partido está sujeito face ao voto útil e punitivo.
Nessa noite, entenderá Sócrates a mensagem dos portugueses do mesmo modo que Durão Barroso?
Autarquias como Setúbal, Coimbra e Leiria são, provavelmente, potenciais vítimas desse processo ultrapassado na União Europeia e, ao que julgo saber, há que acabar ou continuar com guerra começada pelo nosso Primeiro, nos tempos em que era responsável da tutela ambiental. Curiosamente, sobre os fertilizantes dos campos de golfe, que entram nos nossos lençóis freáticos sem qualquer tipo de controle, ninguém se pronuncia, nem dá importância, mas parece que a co-incineração é desejada pelas populações – veja, já se fala em ambiente! – mas… fora das suas terras, claro!
Miguel Sousa Tavares, o sabichão, não entendia por que à data se queixavam Souselas e Maceira, dado o processo ser perfeitamente seguro e comissão científica (mais uma e curiosamente paga pelo Governo) garantir não haver perigo. Como os outros lhe são insignificantes, talvez esse iluminado gostasse de apanhar com impurezas tóxicas e perigosas no ar, quando abrisse as janelas da sua casa de Lisboa ou quando visitasse a sua cidade do Porto. Provavelmente, e tão fervoroso adepto do processo, faria outro romance, tipo Não te deixarei morrer, co-incineração… tão contrastante com a pseudo-humildade demonstrada em Equador.
Para terminar, até porque não quero tirar mais tempo ao meu caro amigo, opto por indagar, numa interpretação não-jurídica, o n.º 1 do art.º 157.º da Constituição: os Deputados não respondem civil, criminal ou disciplinarmente pelos votos e opiniões que emitirem no exercício das suas funções. Tudo isto para lhe dizer, meu caro Cônsul, que além de aplaudir o seu excelente comentário que manifesta verdadeiras preocupações ambientais, acho estarmos perante um pensamento de governação socialista: deixa ver e logo se verá… já que não hão-de ser eles a arcar com as consequências.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Caro Bispo, defina avestruz...

10:24 AM  

Post a Comment

<< Home